Durante a utilização do nosso Web Application Firewall, nossos clientes ao utilizarem suas aplicações protegidas por nossa infraestrutura se deparam com mensagens de alertas ou bloqueios, porém cada mensagem significa ocasiões diferentes.
Vamos abordar neste tópico inicial a mensagem de alerta "Hosting Error" demonstrada na imagem a seguir.
Muitos pensam se tratar de um bloqueio gerado por nossa ferramenta, porém, esta mensagem aponta instabilidades na aplicação web acessada, pode ser por alguma manutenção na aplicação, instabilidades no link entre nosso Web Application Firewall e o Data-Center do cliente, ou então algum erro específico na aplicação web que foi suprimido de emitir informações, informações estas que podem ser sensíveis na tela dos usuários comuns, por isso mascaramos o erro com uma tela amigável de "Hosting Error", conforme explicamos e demonstramos à seguir exemplos...
Ao analisarmos as requisições utilizando ferramentas que vem nos próprios browser's, ao usarmos o F12 do Chrome, na aba "Network", identificamos o erro HTTP 500, conforme demonstramos na imagem a seguir:
Esta mensagem é proposital e tem por objetivo esconder possíveis erros na aplicação web do cliente, são erros que podem exibir informações sensíveis do sistema que hospeda a aplicação do cliente.
Geralmente são ocasionadas por erros "50x" onde o 'x' são números, estes erros podem ser:
500 Erro interno do servidor
501 Não implementado
502 Bad Gateway
503 de serviço indisponível (Service Unavailable)
504 Gateway Time-Out
505 HTTP Version not supported
Para maiores informações sobre estes e outros códigos de estado HTTP podemos encontrar em: Wikipedia Lista de Códigos de estado HTTP
Se o erro persistir, contate o administrador do website acessado, ou então se você for um dos administradores do website entre em contato conosco através de nossos canais de comunicação disponibilizados através deste portal de suporte.